Sobre o GMU

Ginásio Multidisciplinar

Nas últimas décadas, o esporte, a atividade física e as práticas corporais, tornaram-se focos de grande interesse da sociedade. No Brasil e no mundo, essas manifestações passaram a estar cada vez mais presentes na vida do cidadão, tanto para aqueles que praticam como para aqueles que são espectadores. Os interesses nesses campos são variados.

Em paralelo à expansão do esporte, à atividade física, às artes e às práticas corporais como objeto de múltiplos interesses, estudos acadêmicos e atividades de extensão em torno destes temas têm ganhado grande relevo. Estas pesquisas visam estudar tais manifestações pautadas por referenciais da transversalidade, sejam quais forem as áreas do conhecimento, procurando, sobretudo, verificar os impactos e avanços que tais práticas podem promover na sua relação com a sociedade.

A fim de ampliar a sua participação neste cenário, a Universidade Estadual de Campinas estabeleceu, por meio da Deliberação CAD-A-02/2016, publicada no DOE de 13/12/2016, a Política Institucional de utilização do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp – GMU, bem como a criação do Conselho Gestor do GMU, subordinado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC), ao qual compete deliberar sobre as demandas de uso das dependências do Ginásio Multidisciplinar, assim como outras providências, como:

  1. Definir prioridades de uso, procedimentos e rotinas voltadas à organização das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas nas dependências do Ginásio;
  2. Elaborar e implementar ações de divulgação das atividades desenvolvidas no Ginásio, no contexto desta Política;
  3. Propor parcerias e convênios com entidades e instituições que envolvam o uso das dependências do GMU;
  4. Realizar estudos relacionados ao planejamento de médio e longo prazo do uso do Ginásio, buscando identificar demandas e propondo formas de organizá-las;
  5. Mediar eventuais conflitos que surjam em decorrência do uso do GMU.

Contudo, com a extinção da PREAC, em 2017, e a consequente criação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o conceito de cultura enquanto epistemologia que contempla toda e qualquer experiência humana de mútua transformação, seja com a natureza, seja com a vida em sociedade, foi naturalmente incorporado à noção de transversalidade que serve como arcabouço teórico para subsidiar as ações e decisões atualmente vigentes, que regem o funcionamento do Ginásio Multidisciplinar.