— NOTÍCIAS

Nos dias 06 e 07 de outubro o Ginásio estará na programação do SimTec 8ª Edição / 2022.

Participe do SimTec 25 anos: histórias, conquistas e desafios profissionais, que será entre do dia 05 ao dia 09 de outubro de 2022.



O Simpósio dos Profissionais da Unicamp (SimTec), em sua 8ª edição – ano 2022, celebra 25 anos de evento com uma programação comemorativa que ocorrerá entre os dias 5 e 9 de outubro. A exposição dos painéis dos inscritos, que é tradicional de todos os Simpósios anteriores, será acompanhado de palestras, mesas de debates, apresentações culturais e exposição retrospectiva das edições que compuseram seus 25 anos. Será uma mostra dos trabalhos e ações desenvolvidas por funcionários da Unicamp lotados em diversas carreiras na Universidade.  

O Evento é uma realização da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) e da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp). E é organizado por funcionários da Universidade Estadual de Campinas, com o objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos e ações institucionais desenvolvidas pelos colaboradores do quadro funcional da instituição em seu cotidiano laboral. A proposta principal é divulgar o potencial dos servidores da Unicamp, valorizando e dando enfoque no conhecimento técnico-científico, além de promover o intercâmbio entre as diversas áreas de conhecimento dos servidores de carreira do ensino, pesquisa, extensão e gestão.

 

A Programação

A programação é composta por painéis e mesas redondas com profissionais renomados, que abordarão o tema “Excelência na Gestão Pública”. Além de uma programação cultural comemorativa para marcar os 25 anos, buscar a integração dos participantes e atrair novos públicos. Os eixos temáticos do evento são:

Administração e Gestão: experiências, vivências e projetos desenvolvidos que possibilitaram implantar soluções inovadoras nos processos de trabalho;

Ensino, Pesquisa e Extensão: projetos de pesquisa em andamento ou concluídos, material didático elaborado ou técnicas desenvolvidas para utilização de material nas salas de aula ou laboratórios de pesquisa;

Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de vida: experiências e ações de abrangência humana, individual e coletiva, relacionadas à saúde física, psicológica, ambiental, social e de sustentabilidade;

Programação em detalhes:

05 de outubro (quarta-feira)

No auditório 5 da FCM

08h30: Credenciamento e Abertura

09h00: Coffee Break

09h30: Solenidade de Abertura

10h00: Apresentação do Coral Zíper na Boca

10h45: Mesa - "Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade, Qualidade de Vida e Cultura" com Prof. Fernando Antonio Santos Coelho (ProEC), Patrícia Leme (CGU), Daniela Pio (Grupo Boticário e Universidade Zumbi dos Palmares), Grustavo Cravo (UFRJ)

13h30: Conversa com Rodrigo Bocardi

14h00: Mesa - "Administração e Gestão" com Prof. FernandoSarti (PRDU), Cidinha Quina (DGRH), Alexandre Schneider (Instituto Singularidades), Bruno Dias Magalhães (Fundação João Pinheiro)

15h30: Coffee Break

............................................................................................................................................

06 de outubro (quinta-feira)

No GMU

Contará com a Exposição “SimTec 25 anos”, de curadoria e organização do SIARQ.

Por meio de fotografias, jornais, boletins e vídeos, vamos relembrar os 25 anos de história do simpósio, cujos objetivos, desde sua concepção, são valorizar e atualizar o conhecimento técnico-científico, divulgar o potencial dos servidores e promover o intercâmbio contínuo entre as diversas áreas de atuação.

08h30: Coffee Break

09h00: Inauguração da sessão de pôsteres com visitação e abertura da exposição "SimTec: 25 anos" - organização e curadoria do SIARQ

09h30: Seu Pôster em Um Minuto (apresentações orais dos pôsteres pelos seus autores)

11h30: Sessão de autógrafos "Diversidade sexual e de Gênero na Universidade Pública" com prof. Renan Quinalha (Unifesp)

No CDC

13h30: Mesa - "Ensino Pesquisa e extensão" com Prof. Dr. João Marcos Travassos Romano (PRP), Gildenir Carolino Santos (SBU), Margareth Dalcolmo (Fiocruz), Mathias Strauss (Patronos Unicamp)

15h00: Coffee Break

15h30: "Microagressões" com Rita Von Hunty

............................................................................................................................................

07 de outubro (sexta-feira)

No GMU

08h30: Coffee Break

09h00: "O que te move? Protagonismo social: uma revolução silenciosa" com Fernando Moraes (Instituto Humanideia)

09h30: Mesa - "Covid-19+ Responsabilidade Social, Institucional e Voluntariado" com Profa. Dr. Maria Luiza Moretti (CGU), Eliete Boaventura Bargas Zeferino (HC-Unicamp), Rosana Richtmann (Hospital Emilio Ribas)

11h00: Sessão retrospectiva 25 anos de SimTec - com Prof. José Tadeu Jorge (Secretário de Educação de Campinas)

12h00: "Os desafios da administração pública no pós-pandemia" com Paulo Marques (Enap)

12h30: Encerramento - Homenagem ao Pe. Júlio Lancelotti

Coordenação: Profa. Dra. Silvia Maria Santiago (DeDH)

Encaminhamentos finais e Premiação decorrente da atividade de gamificação

13h00 Brunch

............................................................................................................................................

09 de outubro (domingo)

Na Praça do Ciclo Básico

11h00: Chefs na Unicamp - A Praça do Ciclo Básico sediará um momento de gastronomia e apresentações culturais para toda a família.

No Museu Exploratório de Ciências

11h00: Lançamento de Foguetes e micromundos - Edição Especial Festival Ciência de Papel (5 a 14 anos). Uma atividade do Museu Exploratório de Ciências que acontecerá dentro da programação do VIII SimTec.

 

História do Evento - Edições anteriores

I SimTec (1997). Nos dias 23 e 24 de setembro de 1997.

II SimTec (2008). Nos dias 29 de setembro a 01 de outubro. Tema: Perspectivas e desafios dos profissionais da Unicamp.

III SimTec (2010). Nos dias 25 e 26 de maio.

IV SimTec (2012). Nos dias 06 e 07 de novembro. Tema: Conhecimento e experiência: reconhecendo fronteiras e construindo pontes.

V SimTec (2014). Nos dias 16, 17 e 18 de setembro. Tema: Compartilhando diferentes olhares e saberes.

VI SimTec (2016). Nos dias 26, 27 e 28 de setembro. Tema: Unicamp 50 anos: Memórias, experiências e trajetórias profissionais.

VII SimTec (2019). Teve pela primeira vez a sua organização a partir das iniciativas dos próprios profissionais da UNICAMP.

 

O Logotipo: Para a edição de 2019 do simpósio, foi apresentada uma nova proposta para o logotipo SimTec, mas mantendo algumas características visuais da versão antiga e reforçando a imagem e a história do evento.

 

Fonte: https://www.simtec.gr.unicamp.br/